Glaucoma

Glaucoma é um grupo de doenças oculares que danificam o nervo óptico, cuja saúde é vital para uma boa visão. Esse dano geralmente é causado por uma pressão anormalmente alta no olho.

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em idosos.

Muitas formas de glaucoma não apresentam sinais de alerta. O efeito é tão gradual que você pode não notar uma mudança na visão até que a condição esteja em um estágio avançado.

Como a perda de visão devido ao glaucoma não pode ser recuperada, é importante fazer exames oftalmológicos regulares que incluam medições da pressão do olho, para que um diagnóstico possa ser feito em seus estágios iniciais e tratado de forma adequada. Se o glaucoma for reconhecido precocemente, a perda de visão pode ser retardada ou evitada. Se você tiver a doença, geralmente precisará de tratamento para o resto da vida.

Os sinais e sintomas do glaucoma variam dependendo do tipo e do estágio de sua condição.

Por exemplo:

Glaucoma de ângulo aberto:
Pontos cegos irregulares em sua visão lateral (periférica) ou central, frequentemente em ambos os olhos
Visão de túnel em estágios avançados

Glaucoma agudo de ângulo fechado:

  • Dor de cabeça severa
  • Dor nos olhos
  • Nausea e vomito
  • Visão embaçada
  • Halos em torno de luzes
  • Vermelhidão dos olhos

Se não for tratado, o glaucoma acabará por causar cegueira.

Glaucoma é o resultado de danos ao nervo óptico. Conforme esse nervo se deteriora gradualmente, pontos cegos se desenvolvem em seu campo visual. Por razões que os médicos não entendem totalmente, esse dano ao nervo geralmente está relacionado ao aumento da pressão no olho.

A pressão ocular elevada é devido ao acúmulo de um fluido (humor aquoso) que flui por dentro do olho. Este fluido interno normalmente drena para fora através de um tecido chamado malha trabecular no ângulo onde a íris e a córnea se encontram. Quando o fluido é produzido em excesso ou o sistema de drenagem não funciona corretamente, o fluido não consegue fluir na taxa normal e a pressão ocular aumenta.

O glaucoma tende a ocorrer em famílias. Em algumas pessoas, os cientistas identificaram genes relacionados à alta pressão ocular e danos ao nervo óptico.

Tipos de glaucoma incluem:

Glaucoma de ângulo aberto
O glaucoma de ângulo aberto é a forma mais comum da doença. O ângulo de drenagem formado pela córnea e íris permanece aberto, mas a malha trabecular está parcialmente bloqueada. Isso faz com que a pressão no olho aumente gradualmente. Essa pressão danifica o nervo óptico. Isso acontece tão devagar que você pode perder a visão antes mesmo de perceber o problema.

Glaucoma de ângulo fechado
O glaucoma de ângulo fechado, também chamado de glaucoma de ângulo fechado, ocorre quando a íris se projeta para a frente para estreitar ou bloquear o ângulo de drenagem formado pela córnea e a íris. Como resultado, o fluido não consegue circular pelo olho e a pressão aumenta. Algumas pessoas têm ângulos de drenagem estreitos, o que as coloca em risco aumentado de glaucoma de ângulo fechado.

O glaucoma de ângulo fechado pode ocorrer repentinamente (glaucoma de ângulo agudo) ou gradualmente (glaucoma de ângulo fechado crônico). O glaucoma agudo de ângulo fechado é uma emergência médica.

Glaucoma de tensão normal
No glaucoma de tensão normal, o nervo óptico fica danificado, embora a pressão do olho esteja dentro da faixa normal. Ninguém sabe o motivo exato disso. Você pode ter um nervo óptico sensível ou ter menos sangue sendo fornecido ao nervo óptico. Esse fluxo sanguíneo limitado pode ser causado por aterosclerose – o acúmulo de depósitos de gordura (placas) nas artérias – ou outras condições que prejudicam a circulação.

Glaucoma em crianças
É possível que bebês e crianças tenham glaucoma. Pode estar presente desde o nascimento ou se desenvolver nos primeiros anos de vida. O dano ao nervo óptico pode ser causado por bloqueios de drenagem ou por uma condição médica subjacente.

Glaucoma pigmentar
No glaucoma pigmentar, os grânulos de pigmento da íris se acumulam nos canais de drenagem, retardando ou bloqueando o fluido que sai do olho. Atividades como corrida às vezes agitam os grânulos de pigmento, depositando-os na malha trabecular e causando elevações intermitentes de pressão.

Como as formas crônicas de glaucoma podem destruir a visão antes que quaisquer sinais ou sintomas sejam aparentes, esteja ciente destes fatores de risco:

  • Tendo alta pressão ocular interna (pressão intraocular)
  • Ter mais de 60 anos
  • Ser negro, asiático ou hispânico
  • Ter um histórico familiar de glaucoma
  • Ter certas condições médicas, como diabetes, doenças cardíacas, pressão alta e anemia falciforme
  • Ter córneas finas no centro
  • Extremamente míope ou hipermetrópico
  • Tendo sofrido uma lesão ocular ou certos tipos de cirurgia ocular
  • Tomar medicamentos corticosteroides, principalmente colírios, por muito tempo

O sono é uma parte essencial da vida cotidiana. Embora geralmente seja um momento para a cura, há mudanças na fisiologia e no posicionamento do corpo que podem ter um efeito negativo sobre o glaucoma e a pressão ocular.

Este artigo destaca como o sono pode afetar a pressão ocular, o fluxo sanguíneo do nervo óptico e a progressão do glaucoma.

Pressão intraocular durante o sono
A pressão ocular é afetada pela taxa de produção e drenagem do fluido aquoso. Embora a produção de fluido aquoso diminua durante o sono, a pressão intraocular na verdade aumenta devido ao bloqueio do sistema de drenagem quando deitado. No geral, a pressão ocular aumenta 10-20% quando ambos os efeitos são levados em consideração.

A pressão arterial geralmente diminui durante o sono e permanece baixa durante a noite. Esta longa duração da hipotensão relativa tem sido associada ao agravamento do glaucoma. No entanto, a redução da pressão arterial noturna em alguns pacientes hipertensos pode diminuir certos riscos cardiovasculares. Em pacientes cujo glaucoma está piorando, apesar do que parece ser um bom controle da pressão ocular, o paciente ou o oftalmologista devem conversar com o médico de atenção primária ou internista para ver se os medicamentos para a redução da pressão arterial noturna podem ser administrados com segurança.

Apnéia do sono
Outro processo que pode ocorrer durante o sono e pode afetar negativamente o glaucoma é a apnéia do sono. Alguns indivíduos, especialmente aqueles que estão acima do peso ou que roncam pesadamente, podem ser propensos a episódios de interrupção parcial ou completa da respiração que acontecem durante o sono. O paciente pode estar totalmente inconsciente desses episódios, mas o parceiro que dorme pode notar os sons de engasgo ou respiração ofegante. Durante esses períodos de respiração reduzida ou ausente, há uma redução no oxigênio que vai para o nervo óptico, causando mais danos em pacientes com glaucoma. Além disso, esses episódios noturnos podem ser acompanhados por fadiga diurna e sonolência. Pacientes com apneia do sono têm maior probabilidade de ter glaucoma e, embora não seja comum, os pacientes com glaucoma têm maior probabilidade de ter apneia do sono do que a população em geral. Como a apneia do sono pode causar o agravamento do glaucoma, é particularmente importante reconhecer sua presença e tratá-la adequadamente. Em qualquer uma das condições acima, a colaboração estreita entre o oftalmologista e o médico de atenção primária pode ser tanto um protetor da visão quanto um salva-vidas.

Benefícios adequados para o sono.
Por fim, muito pouco ou muito sono foi associado ao agravamento dos defeitos do campo visual em pacientes com glaucoma e a uma taxa mais elevada de glaucoma. A quantidade ideal de sono é diferente para cada indivíduo, mas varia de cinco a nove horas. Além disso, o sono adequado também demonstrou beneficiar pacientes com doenças como doença de Alzheimer, doença cardíaca, doença renal, hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral e obesidade – condições que também podem estar presentes em pacientes com glaucoma.

A trabeculoplastia seletiva a laser, ou SLT, é uma forma de cirurgia a laser usada para reduzir a pressão intraocular no glaucoma.

É utilizado quando os colírios não reduzem a pressão ocular o suficiente ou causam efeitos colaterais significativos. Também pode ser usado como tratamento inicial no glaucoma. O SLT está em uso há mais de 25 anos nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Quem é candidato a SLT?
Pacientes com glaucoma de ângulo aberto primário ou secundário (o sistema de drenagem na parte frontal do olho está aberto) e precisam diminuir sua pressão intraocular (PIO) são elegíveis para o procedimento. O seu oftalmologista tomará a decisão final se você é um candidato.

Como funciona?
A energia do laser é aplicada ao tecido de drenagem do olho. Isso inicia uma mudança química e biológica no tecido que resulta em uma melhor drenagem do fluido pelo dreno e para fora do olho. Isso eventualmente resulta na redução da PIO. Pode levar de 1 a 3 meses para que os resultados apareçam.

Por que é chamado de Seletiva?
O tipo de laser usado tem absorção de energia térmica mínima porque é absorvido apenas por tecido pigmentado selecionado no olho. Às vezes, é chamado de “laser frio”. Por causa disso, o procedimento produz menos tecido cicatricial e apresenta o mínimo de dor.

Quais são os riscos?
Um aspecto importante do SLT é um perfil favorável de efeitos colaterais, mesmo quando comparado com medicamentos para glaucoma. A inflamação pós-operatória é comum, mas geralmente leve e tratada com observação ou colírio ou um antiinflamatório não esteroidal oral. Há uma incidência de aproximadamente 5% de elevação da PIO após o laser, que pode ser controlada com medicamentos para glaucoma e geralmente desaparece após 24 horas.

Quão eficaz é e quanto tempo dura?
O SLT reduz a PIO em cerca de 30% quando usado como terapia inicial. Isso é comparável à redução da PIO da classe mais poderosa e comumente usada de medicamentos para glaucoma (análogos de prostaglandina). Este efeito pode ser reduzido se o paciente já estiver tomando medicamentos para glaucoma. O efeito geralmente dura entre 1 a 5 anos e, em alguns casos, mais do que isso. Se não durar pelo menos 6-12 meses, geralmente não é considerado bem-sucedido.

O que acontece se passar?
Se o SLT for eficaz na redução da PIO, mas isso passar ao longo de vários anos, o procedimento pode ser repetido. Os tratamentos repetidos podem ou não reduzir a PIO tanto quanto o primeiro, e a repetição contínua do laser eventualmente não será eficaz. Alguns médicos podem optar por tratar metade do tecido no primeiro tratamento e, em seguida, tratar a segunda metade em uma data posterior (isso não é considerado tratamento repetido e é o término do tratamento).

Se o SLT não for bem-sucedido inicialmente, a repetição do tratamento provavelmente não será eficaz. Alternativamente, a medicação para glaucoma pode ser usada se o efeito passar com o tempo.

O que acontece se não funcionar?
Se o SLT não consegue reduzir a PIO, o glaucoma é tratado por outros meios, como medicamentos ou cirurgia. O laser não afeta o sucesso desses outros tipos de tratamento.

Ainda terei de usar medicamentos para glaucoma?
Alguns pacientes podem ser controlados apenas com tratamento a laser. Outros requerem redução adicional da PIO e, portanto, podem precisar usar medicação para glaucoma também. Pense no SLT como equivalente a um medicamento para glaucoma. Assim como alguns pacientes precisarão de mais de um medicamento para glaucoma para controlar sua PIO, alguns também podem precisar de laser mais um ou mais medicamentos para glaucoma. É importante lembrar que a SLT não é uma cura para o glaucoma, assim como os medicamentos e a cirurgia não são. Qualquer que seja o método usado para tratar o glaucoma, o acompanhamento e os testes apropriados com o seu oftalmologista são essenciais.

Quando os medicamentos e as cirurgias a laser não reduzem a pressão ocular de forma adequada, os médicos podem recomendar um procedimento denominado cirurgia de filtragem (também denominada cirurgia incisional).

Na cirurgia de filtragem, um pequeno orifício de drenagem é feito na esclera (a parte branca do olho) em um procedimento denominado trabeculectomia ou esclerostomia. O novo orifício de drenagem permite que o fluido saia do olho e ajuda a diminuir a pressão ocular. Isso evita ou reduz os danos ao nervo óptico.

Há dor durante a cirurgia?
Na maioria dos casos, não há dor envolvida. A cirurgia geralmente é feita com anestésico local e medicamentos relaxantes. Freqüentemente, um tipo limitado de anestesia, chamado sedação intravenosa (I.V.), é usado.

Além disso, uma injeção é administrada ao redor ou atrás do olho para evitar o movimento dos olhos. Esta injeção não é dolorosa quando I.V. sedação é usada primeiro. O paciente ficará relaxado e sonolento e não sentirá nenhuma dor durante a cirurgia.

Taxa de sucesso
A maioria dos estudos relacionados documenta o acompanhamento por um período de um ano. Nesses relatórios, mostra que em pacientes mais velhos, a cirurgia de filtragem do glaucoma é bem-sucedida em cerca de 70-90% dos casos, por pelo menos um ano.

Ocasionalmente, o orifício de drenagem criado cirurgicamente começa a se fechar e a pressão aumenta novamente. Isso acontece porque o corpo tenta curar a nova abertura no olho, como se a abertura fosse uma lesão. Essa cura rápida ocorre com mais frequência em pessoas mais jovens, porque elas têm um sistema de cura mais forte. Os medicamentos anti-cicatrizantes, como a mitomicina-C e o 5-FU, ajudam a retardar a cicatrização da abertura. Se necessário, a cirurgia de filtragem do glaucoma pode ser realizada várias vezes no mesmo olho.

Normalmente, a cirurgia de filtragem é um procedimento ambulatorial, que não requer internação durante a noite. Poucos dias após a cirurgia, o oftalmologista precisará verificar a pressão ocular. O médico também procurará quaisquer sinais de infecção ou aumento da inflamação.

Tempo de recuperação
Por pelo menos uma semana após a cirurgia, os pacientes são aconselhados a manter a água longe do olho. A maioria das atividades diárias pode ser realizada; no entanto, é importante evitar dirigir, ler, curvar-se e fazer qualquer tipo de levantamento de peso. Cada caso é diferente, portanto, verifique com seu médico para obter conselhos específicos. Aparência do olho após a cirurgia O olho ficará vermelho e irritado logo após a cirurgia, e pode haver aumento de lacrimejamento ou lacrimejamento. O fluido ocular interno flui através do orifício criado cirurgicamente e forma uma pequena protuberância em forma de bolha chamada bolha. A bolha, geralmente localizada na superfície superior do olho, é coberta pela pálpebra e geralmente não é visível.

Mudanças na visão e medicação
Pode haver algumas mudanças na visão, como visão turva, por cerca de seis semanas após a cirurgia. Após esse tempo, a visão normalmente voltará ao mesmo nível de antes da cirurgia. A visão às vezes pode melhorar após a cirurgia em pacientes que usaram pilocarpina. Depois de parar o colírio de pilocarpina, a pupila volta ao tamanho normal, permitindo que mais luz entre no olho. Em alguns casos, a visão pode piorar devido à pressão muito baixa. Podem ocorrer cataratas ou rugas na área da mácula do olho.

Após a cirurgia, pode ser necessário trocar suas lentes de contato ou óculos. Podem ser usadas lentes de contato gelatinosas ou permeáveis ao gás. No entanto, a bolha pode causar problemas de adaptação e cuidados especiais serão necessários para evitar a infecção da bolha. Os usuários de lentes de contato devem discutir esses problemas com seu oftalmologista após a cirurgia.

O colírio prescrito para o glaucoma ajuda a manter a pressão no olho em um nível saudável e é uma parte importante da rotina de tratamento para muitas pessoas.

Sempre verifique com seu médico se você estiver tendo dificuldades.

Lembrar:

  • Siga as ordens do seu médico.
  • Certifique-se de que seu médico saiba sobre quaisquer outros medicamentos que você possa estar tomando (incluindo produtos sem prescrição, como
  • vitaminas, aspirina e suplementos de ervas) e sobre quaisquer alergias que você possa ter.
  • Lave as mãos antes de colocar o colírio.
  • Tenha cuidado para não deixar a ponta do conta-gotas tocar em qualquer parte do seu olho.
  • Certifique-se de que o conta-gotas permaneça limpo.
  • Se você estiver colocando mais de uma gota ou mais de um tipo de colírio, espere cinco minutos antes de colocar a próxima gota. Isso evitará que a primeira gota seja lavada a cada segundo antes de ter tempo de fazer efeito.
  • Guarde o colírio e todos os medicamentos fora do alcance das crianças.

Passos para colocar colírios:

  • Comece inclinando a cabeça para trás enquanto está sentado, em pé ou deitado. Com o dedo indicador colocado no ponto macio logo abaixo da pálpebra inferior, puxe suavemente para baixo para formar um bolso.
  • Olho para cima. Coloque uma gota no bolso da pálpebra inferior. Não pisque, limpe o olho ou toque a ponta do frasco no olho ou rosto.
    Feche seus olhos. Mantenha fechado por três minutos sem piscar.
  • Opcional: pressione suavemente o canto interno dos olhos fechados com o dedo indicador e o polegar por dois a três minutos (para evitar que as gotas drenem para a garganta e entrem no sistema).
  • Seque ao redor dos olhos para remover o excesso.

Se você ainda está tendo problemas para colocar colírio, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

Se suas mãos estão tremendo:
Tente aproximar o olho pelo lado para que você possa descansar a mão no rosto e ajudar a firmá-la.

Se mãos trêmulas ainda forem um problema, você pode tentar usar um peso de pulso de 1 ou 2 libras (você pode obtê-lo em qualquer loja de artigos esportivos). O peso extra em torno do pulso da mão que você está usando pode diminuir o tremor leve.

A detecção precoce, por meio de exames regulares e completos, é a chave para proteger sua visão dos danos causados pelo glaucoma. Um exame oftalmológico completo inclui cinco testes comuns para detectar glaucoma.

É importante que seus olhos sejam examinados regularmente. Você deve fazer um exame oftalmológico inicial aos 40 anos. Os primeiros sinais de doenças oculares e alterações na visão podem começar a ocorrer nessa idade. O seu oftalmologista lhe dirá com que frequência você deve fazer exames de acompanhamento com base nos resultados dessa triagem.

Se você tem fatores de alto risco para glaucoma, diabetes, pressão alta ou histórico familiar de glaucoma, deve consultar um oftalmologista agora para determinar a frequência de exames oculares.

Um exame abrangente de glaucoma
Para ser seguro e preciso, cinco fatores devem ser verificados antes de fazer um diagnóstico de glaucoma:

  • A tonometria da pressão interna do olho
  • A forma e a cor do nervo óptico Oftalmoscopia (exame de dilatação do olho)
  • O campo de visão completo Perimetria (teste de campo visual)
  • O ângulo do olho onde a íris encontra a córnea Gonioscopia
  • Espessura da córnea Paquimetria

Os check-ups regulares de glaucoma incluem dois exames de rotina aos olhos: tonometria e oftalmoscopia.

Tonometria A tonometria mede a pressão dentro do seu olho. Durante a tonometria, o colírio é usado para entorpecer o olho. Em seguida, um médico ou técnico usa um dispositivo chamado tonômetro para medir a pressão interna do olho. Uma pequena pressão é aplicada ao olho por um dispositivo minúsculo ou por uma lufada de ar quente. O intervalo da pressão normal é de 12-22 mm Hg (“mm Hg” refere-se a milímetros de mercúrio, uma escala usada para registrar a pressão do olho). A maioria dos casos de glaucoma é diagnosticada com pressão superior a 20 mm Hg. No entanto, algumas pessoas podem ter glaucoma a pressões entre 12 -22 mm Hg. A pressão ocular é exclusiva de cada pessoa.

Oftalmoscopia
Este procedimento de diagnóstico ajuda o médico a examinar seu nervo óptico em busca de danos de glaucoma. O colírio é usado para dilatar a pupila de modo que o médico possa ver através de seu olho e examinar a forma e a cor do nervo óptico. O médico então usará um pequeno dispositivo com uma luz na extremidade para iluminar e ampliar o nervo óptico. Se sua pressão intraocular (PIO) não estiver dentro da faixa normal ou se o nervo óptico parecer incomum, seu médico pode pedir-lhe para fazer mais um ou dois exames de glaucoma: perimetria e gonioscopia.

Perimetria
Perimetria é um teste de campo visual que produz um mapa de seu campo de visão completo. Este teste ajudará o médico a determinar se sua visão foi afetada pelo glaucoma. Durante este teste, você será solicitado a olhar para a frente, pois um ponto de luz é repetidamente apresentado em diferentes áreas de sua visão periférica. Isso ajuda a desenhar um “mapa” de sua visão. Não se preocupe se houver demora em ver a luz à medida que ela se move dentro ou ao redor do seu ponto cego. Isso é perfeitamente normal e não significa necessariamente que seu campo de visão esteja danificado. Tente relaxar e responder com a maior precisão possível durante o teste. Seu médico pode querer que você repita o teste para ver se os resultados são os mesmos na próxima vez que você fizer isso. Após o diagnóstico de glaucoma, os testes de campo visual geralmente são feitos uma a duas vezes por ano para verificar se há alterações em sua visão.

Gonioscopia
Este exame diagnóstico ajuda a determinar se o ângulo onde a íris encontra a córnea é aberto e largo ou estreito e fechado. Durante o exame, o colírio é usado para entorpecer o olho. Uma lente de contato portátil é gentilmente colocada no olho. Esta lente de contato tem um espelho que mostra ao médico se o ângulo entre a íris e a córnea está fechado e bloqueado (um possível sinal de ângulo fechado ou glaucoma agudo) ou amplo e aberto (um possível sinal de ângulo aberto, glaucoma crônico).

Paquimetria
A paquimetria é um teste simples e indolor para medir a espessura da córnea – a janela transparente na frente do olho. Uma sonda chamada paquímetro é gentilmente colocada na frente do olho (a córnea) para medir sua espessura. A paquimetria pode ajudar no diagnóstico, porque a espessura da córnea tem o potencial de influenciar as leituras da pressão ocular. Com esta medição, seu médico pode entender melhor sua leitura de PIO e desenvolver um plano de tratamento certo para você. O procedimento leva apenas cerca de um minuto para medir os dois olhos. Por que existem tantos exames de diagnóstico? Diagnosticar glaucoma nem sempre é fácil, e a avaliação cuidadosa do nervo óptico continua a ser essencial para o diagnóstico e tratamento. A preocupação mais importante é proteger sua visão.

Os médicos analisam muitos fatores antes de tomarem decisões sobre o seu tratamento. Se sua condição for particularmente difícil de diagnosticar ou tratar, você pode ser encaminhado a um especialista em glaucoma. Uma segunda opinião é sempre sensata se você ou o seu médico ficarem preocupados com o seu diagnóstico ou com o seu progresso.

Glaucoma: Dúvidas mais comuns.

Se você foi diagnosticado com glaucoma, provavelmente tem muitas perguntas.

A seguir estão as respostas a algumas das perguntas mais frequentes sobre o glaucoma, extraídas do livreto educacional gratuito da Glaucoma Research Foundation, Understanding and Living with Glaucoma.

Felizmente, para a maioria dos pacientes, a resposta é não. A cegueira ocorre por causa do glaucoma, mas é uma ocorrência relativamente rara em cerca de 5% dos pacientes com glaucoma. No entanto, a deficiência visual é mais comum e ocorre em cerca de 10% dos pacientes.

O tratamento e o acompanhamento corretos irão estabilizar a grande maioria dos pacientes com glaucoma. Ao trabalhar com seu médico para controlar seu glaucoma, é mais provável um resultado favorável.

Você terá visitas periódicas ao seu médico para verificar sua condição e pode precisar tomar medicamentos com colírios como parte de sua rotina diária, mas no geral você pode continuar com o que estava fazendo antes de ser diagnosticado com glaucoma. Você pode fazer novos planos e iniciar novos empreendimentos.

A comunidade de cuidados com os olhos, incluindo a Glaucoma Research Foundation, está aqui para apoiá-lo e continuará procurando métodos melhores para tratar o glaucoma e, eventualmente, encontrar uma cura.

Algumas atividades diárias, como dirigir ou praticar determinados esportes, podem se tornar mais desafiadoras. Perda de sensibilidade ao contraste (a capacidade de ver tons da mesma cor), problemas com brilho e sensibilidade à luz são alguns dos possíveis efeitos do glaucoma que podem interferir em suas atividades.

Dicas úteis:
A chave é confiar em seu julgamento. Se você está tendo problemas para enxergar à noite, considere não dirigir à noite. Fique seguro ajustando sua programação para que você faça a maior parte das viagens durante o dia.

Óculos de sol ou lentes coloridas podem ajudar com o brilho e o contraste. Amarelo, âmbar e marrom são as melhores cores para bloquear o brilho das lâmpadas fluorescentes. Em um dia claro, tente usar óculos com lentes marrons. Para dias nublados ou à noite, tente usar os tons mais claros de amarelo e âmbar.

Experimente para ver o que funciona melhor para você em diferentes circunstâncias.

Como uma pessoa recém-diagnosticada com glaucoma, você pode precisar verificar a pressão do seu olho a cada semana ou mês até que esteja sob controle. Mesmo quando sua pressão ocular está em um nível seguro, você pode precisar consultar seu médico várias vezes por ano para exames. A frequência com que você é examinado por seu oftalmologista faz parte do plano de tratamento que você e seu médico decidirão juntos.

Pessoas com histórico familiar de glaucoma podem ter maior risco de desenvolver a doença, portanto, você deve encorajar seus familiares a irem a um oftalmologista para verificar a pressão ocular e os nervos ópticos regularmente. Muitas pessoas não sabem da importância dos exames de vista e não sabem que os indivíduos com glaucoma podem não apresentar sintomas.

O glaucoma não tem cura e a visão perdida não pode ser restaurada. Com medicamentos, tratamento a laser e cirurgia, é possível retardar ou impedir a perda de visão. Como o glaucoma de ângulo aberto não pode ser curado, deve ser monitorado por toda a vida. O diagnóstico é o primeiro passo para preservar sua visão.

Na retina, os neurônios (células nervosas) e o nervo óptico não são regenerados depois de perdidos. No entanto, muitos centros de pesquisa estão trabalhando para desenvolver maneiras de substituir os neurônios perdidos da retina. Se bem-sucedida, essa pesquisa poderá um dia ser aplicada ao glaucoma e outras doenças neurodegenerativas

Com que frequência devo consultar meu oftalmologista?
Como uma pessoa recém-diagnosticada com glaucoma, você pode precisar verificar a pressão do seu olho a cada semana ou mês até que esteja sob controle. Mesmo quando sua pressão ocular está em um nível seguro, você pode precisar consultar seu médico várias vezes por ano para exames.

É importante que o seu médico ouça e responda às suas preocupações e perguntas, esteja disposto a explicar as suas opções de tratamento e esteja disponível para ligações e exames. Se você não se sente confiante e confortável com seu médico, lembre-se de que você sempre tem o direito de buscar uma segunda opinião.

Uma boa relação de trabalho com seu oftalmologista é a chave para o tratamento eficaz do glaucoma.

O diagnóstico de glaucoma limitará minha vida?
Somos limitados apenas pelo que pensamos que podemos ou não podemos fazer. Você pode continuar com o que estava fazendo antes do diagnóstico de glaucoma. Você pode fazer novos planos e iniciar novos empreendimentos. E você pode confiar na comunidade oftalmológica para continuar procurando métodos melhores de tratamento para o glaucoma. Cuide bem de você e dos seus olhos e continue aproveitando a vida.

O que posso fazer para ajudar outras pessoas?
Como paciente de glaucoma, você tem a oportunidade de ensinar seus amigos e parentes sobre essa doença. Muitas pessoas não sabem da importância dos exames de vista e não sabem que os indivíduos com glaucoma podem não apresentar sintomas. Você pode ajudar a proteger a saúde ocular encorajando-os a fazer exames regulares de pressão ocular e nervos ópticos.

Se sua visão começar a mudar
Algumas pessoas com glaucoma têm “visão subnormal”. A visão subnormal significa que pode haver problemas ao fazer coisas rotineiras diárias, mesmo usando óculos ou lentes de contato. No glaucoma, isso pode incluir perda de sensibilidade ao contraste (a capacidade de ver tons da mesma cor), problemas com brilho, sensibilidade à luz e acuidade visual reduzida (a capacidade de ver detalhes finos).
Uma variedade de produtos e recursos estão disponíveis para ajudar pessoas com deficiência visual. Os exemplos incluem lupas, lentes coloridas e ampliadores de texto de computador. Se você tem problemas de visão reduzida, há ajuda disponível. Discuta suas preocupações com seu médico.

Especialidades Tratamentos

Cirurgia Laser
Catarata
Ceratocone
Doença da Retina
Estrabismo
Glaucoma
Lentes de Contato
Plástica Ocular
Exames