Lentes de Contato

As lentes de contato são discos de plástico finos e transparentes colocados na córnea. Como os óculos, elas corrigem erros de refração, como miopia (visão de perto), hipermetropia (visão de longe), astigmatismo (visão distorcida para longe e perto) e presbiopia ou vista cansada (visão de perto em pacientes com mais de 40 anos).

No Instituto Oftalmológico Paulista fazemos testes de adaptação de Lentes de Contato orientados por médico especialista.

Trabalhamos com todos os modelos de Lentes de Contato (Gelatinosas, Tóricas, Descartáveis, Uso Prolongado, Rígidas, Semi-Rígidas e Lentes Esclerais)

Os mais novos modelos de lentes para ceratocone são as lentes esclerais.

Os pacientes com ceratocone possuem a córnea abaulada (pontiaguda, em formato de cone). Como consequência, a visão fica muito distorcida e embaçada. A melhor opção visual para o paciente portador de ceratocone continua sendo a lente de contato.

As lentes de contato ideais para os pacientes com ceratocone são as lentes rígidas. Mas para melhorar a adaptação e conforto foram lançadas também as lentes semi-rígidas e, por último, as lentes esclerais.

O ideal é fazer um teste com profissional especializado para identificar qual o modo de lente de contato é mais indicado para o seu caso especificamente, combinando boa visão, conforto e segurança.

O departamento de lentes de contato é coordenado pelo Dr. Marcelo Netto (Prof. Dr. de Córnea e Cirurgia Refrativa da Universidade de São Paulo).